Sabe por que o Mario é gordinho?

http://2.bp.blogspot.com/_exh-QcnInno/TMA7jwWQyHI/AAAAAAAAAxE/ADkD2hPxOjM/s400/mario300_narrowweb__300x392,0.jpg

Nós já sabemos por que Mario tem bigode e um uniforme azul e vermelho. Essas eram as características mais distintas que a Nintendo era capaz de criar dentro das limitações técnicas do processador Z80. E também foi por causa de motivos técnicos semelhantes que o encanador italiano nasceu gordinho.

Mario é rechonchudo porque os videogames na época só conseguiam interpretar colisões ente caixas quadradas”, diz Shigeru Miyamoto, criador do personagem. “Não é porque eu queria que ele fosse fofinho”.

Miyamoto foi um dos participantes de mais uma rodada do “Iwata Asks“, programa em que o presidente Satoru Iwata conversa com profissionais da casa. O criador de Mario estava falando sobre a complexidade da detecção de colisão nos games, dificuldade que os desenvolvedores encontram até hoje em jogos como Steel Diver, de 3DS, e usou como exemplo o seu encanador italiano.

Mario acabou sendo o que é porque eu adaptei o design às possibilidades do sistema daquela época. A resolução, por exemplo, era baixa, então deixei o rosto dele grande. Mas os consoles hoje podem detectar colisões com objetos redondos ou irregulares”, explicou Miyamoto. “Mesmo assim, ainda é complicado trabalhar com a colisão de um formato tão complexo como um submarino”, disse, em referência a Steel Diver.

Comentários