Mulher perde R$ 121,5 mil com golpe na internet

Inglesa mandou £ 40 mil para homem que conheceu na internet | Foto: Dan James

Inglesa mandou £ 40 mil para homem que conheceu na internet | Foto: Dan James

 

Em meados de 2010, a inglesa Vicky Fowkes, de 59 anos, resolveu dar uma chance aos relacionamentos online e conheceu um engenheiro britânico com o nome de John Hawkins, que morava na Nigéria. Infelizmente, Fowkes não levou em consideração uma das regras mais importantes da internet e acreditou piamente em seu pretendente, a ponto de começar a enviar dinheiro com certa regularidade para sua nova paixão. Sem saber, Fowkes havia caído em um golpe online muito comum. Infelizmente, quando a polícia descobriu a trama já era tarde demais e a inglesa já havia perdido 40 mil libras esterlinas (cerca de R$ 121,5 mil). Mãe de dois filhos, Fowkes declarou, em entrevista ao jornal The Telegraph, que confiou em um relacionamento que acabou devastando sua vida.

 

O envio de dinheiro começou após seu pretendente supostamente não ter conseguido visitar a casa dela, na Inglaterra, alegando que as autoridades nigerianas impediram sua saída daquele país por causa de problemas com impostos não recolhidos pela empresa do pretenso engenheiro. Duas semanas após esse incidente, o criminoso começou a pedir dinheiro para Vicky que se dispôs a ajudá-lo. Esse tipo de golpe se tornou um grande problema em países como a Nigéria e Gana e, atualmente, grupos de homens costumam usar as lan houses da região para abordar mulheres estrangeiras em salas de bate-papo de relacionamentos.

 

O golpe é tão comum que acabou sendo batizado de “Esquema Nigeriano”, e ganhou diversas variantes. Uma das versões mais famosas é a do e-mail que pede uma conta provisória para depositar uma grande fortuna, prometendo 10% da transação para quem ajudar.

 

Com informações do The Telegraph

Comentários