Como criar uma marca forte para sua empresa

Hoje em dia ter uma marca forte, que faça com que as pessoas lembrem de você sem muito esforço é essencial para o sucesso de uma empresa ou de um produto. Aqui mesmo no blog sempre posto alguma coisa sobre rebranding ou marcas. Como já trabalho há 6 anos em publicidade, sei como uma marca pode influenciar as pessoas, se tornando essencial para o sucesso (ou infelizmente o fracasso quando não é bem posicionada). Esse processo de branding traz algumas discussões complexas sobre quem você é e quem deseja atingir, além de saber como expressar tudo isso através do design e da linguagem da sua marca.
Podemos ficar o dia todo falando de vários casos, o clássico BOMBRIL que é lembrado apenas pelo nome e pelas suas 1001 utilidades, por exemplo… Além do OMO, para lavagem de roupas, BAND-AID para curativos, a clássica MAIZENA para cozinha e assim vai. Mas uma coisa é certa: seja grande ou pequena, toda empresa deve investir no mínimo tempo para desenvolver uma identidade e ser reconhecida no mercado.
Separei umas dicas para vocês se darem bem no mundo dos negócios, caso essa seja sua vontade, dá só uma espiada:

1. Escolha um nome fácil

Sabemos que o nome deve ser impactante que seja de fácil memorização e que as pessoas consigam pronunciar corretamente. Então seja objetivo e direto e defina um nome que transmita a essência da empresa, com uma nomenclatura curta, de fácil pronúncia, globalizada e que seja possa ser registrada como uma marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

2. Padronização – tenha uma presença online consistente

É importante que sua empresa tenha uma presença online completa e consistente. Ao fazer a identidade visual, não esqueça que tudo deve seguir um padrão, mesma cor, mesmo logo, pois é importante que tudo relacionado a sua empresa passe a mesma imagem. Então frisando: todas as fontes, cores, website, logo, cartão de visita e papelaria devem seguir uma mesma cara, para que não pareça um carnaval, isso é bem importante hein?
Se você não tem um site, faça um agora mesmo. Isso traz credibilidade à sua marca e vai te ajudar na conversão de novos cliente. Caso você não tenha um orgamento muito grande, não há problemas. Existem diversas opções ao seu alcance, especialmente criadores de site como o Wix.com, um dos mais populares e completos do mercado.

3. Escolha uma cor

Além do nome e logo, as cores também transmitem algo sobre a sua empresa. Escolher a cor para o seu negócio é importante, uma vez que as pessoas se identificam muito com as cores, podemos até usar a mesma cor de um concorrente para segmentar, ou se aproximar desse mercado. O mais importante  é definir a cor pelo perfil do seu produto ou serviço.

4. A MARCA

O logo que identifica a empresa não precisa ser rebuscado nem uma obra de arte. O importante é que ele esteja alinhado com o seu público ou segmento, com um nome e um ícone que você se identifica e acredita que seus futuros clientes também se identificarão, mas se você ainda tem dificuldades para tentar criar uma marca, você pode usar o criador de logo do WIX, pois com poucos passos você pode ter um logo profissional com a sua cara e o melhor, na hora, sem precisar esperar por prazo de agências ou profissionais!! Caso não esteja muito inspirado, veja esse guia com tendências para 2019.
Algo interessante e diferente sobre o criador de logos do Wix é que ele também oferece um serviço de entrega de cartões de visita para qualquer lugar do mundo. Então depois de criar seu logo, você pode usá-lo para fazer um cartão de visitas e recebê-lo em sua casa ou seu escritório. Muito prático.

Viu? Colocar aquelas ideias que antes estavam apenas na sua cabeça pra valer de uma vez por todas não é tão difícil! Então, que tal terminar de ler esse artigo, acessar os links que estão ali em cima e fazer o mês que está recém começando ser surpreendente? Tenho certeza que você vai conseguir fazer um logo LINDO, com a sua cara e, principalmente, que atenda as suas necessidades e o melhor, que o cliente se identifique e curta muiiiito. 🙂 <3

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