As curiosidades por trás de Mario, o encanador que começou como carpinteiro

Você sabe que ele é bigodudo, tem uma boina vermelha e uma mania de sair pulando na cabeça dos outros. Mas você já parou para pensar nas coisas que talvez você não saiba sobre Mario, o personagem mais popular dos games?
Ele teve três nomes
Na primeira aparição de Mario no mundo dos games, estrelando como o herói do Donkey Kong de arcade em 1981, ele se chamava Jumpman. Antes disso, porém, o lendário designer da Nintendo e criador da série, Shigeru Miyamoto, queria chamá-lo de… Mr. Video. Por quê? Porque ele pensava que seria “sólido” e “imponente”. A ideia era que o Mr.Video fizesse aparições especiais em todos os jogos de Miyamoto, mais ou menos como um Alfred Hitchcock aparecendo em seus próprios filmes.
O que acabou não ficando muito longe da realidade, afinal. Quanto à mudança de nome, trata-se de algo pelo qual Miyamoto é grato, como disse uma vez: “Se o nome fosse ‘Mr.Video’, é provável que ele já tivesse desaparecido da face da Terra há muito tempo”.
O homem por trás do bigode
Duas das pessoas mais famosas que já interpretaram Mario são Charles Martinet , que tem feito a voz do personagem desde Mario’s Game Gallery, de 1995, e Bob Hoskins, que foi o Mario da adaptação cinematográfica de 1993 . Mas eles estão longe de serem os únicos a terem dado vida ao bigode.
Lou Albano, a lenda da luta-livre, interpretou Mario no “The Super Mario Bros. Super Show”, o programa com partes animadas e partes com atores reais que foi exibido também no Brasil. E as aparições do mascote nos desenhos de Donkey Kong do Saturday Supercade, de 1983, foram feitas por ninguém menos que Peter Cullen , o Optimus Prime.
Uma roupa ditada pelo hardware
O personagem já está tão solidificado nas nossas mentes que raramente paramos para pensar nisso, mas a roupa do Mario é meio estranha. Boina e macacão? Não estamos em 1920. Mas existe uma razão para isso: com o hardware primitivo do começo da década de 80, quanto mais os desenvolvedores pudessem simplificar seu trabalho, melhor. Ao vestir Mario com um uma boina e um bigode gigante, por exemplo, a Nintendo eliminou a necessidade de desenhar ou animar uma boca, expressões faciais, cabelo ou sobrancelhas.
Ele não é só um encanador
Apesar de ele ser o encanador mais famoso do mundo, Mario começou sua carreira (em Donkey Kong) como carpinteiro. Ele só foi entrar para o ramo dos canos no seu primeiro jogo próprio, o Mario Bros. original. Desde então ele já jogou basquete, futebol, tênis e golfe; já foi arqueólogo, presidente de empresa de brinquedos e até, em mais de uma ocasião, médico.
Ninguém sabe o seu nome verdadeiro
Se o jogo se chama Super Mario Bros., então o sobrenome de Mario e Luigi é “Mario”, certo? Errado. Apesar de algumas pessoas terem chegado a essa conclusão, a Nintendo nunca revelou oficialmente o nome completo dos irmãos. O que significa que ela provavelmente nunca tinha pensado nisso, e agora já é tarde demais para inventar alguma coisa.
Comentários